Oficinas

a) Oficina de confecção de copo de bambu

É comum a utilização de copos de plástico em escritórios e festas como uma alternativa prática, mas o que muitos não sabem são dos riscos para o meio ambiente e até para a saúde das pessoas ao utilizar esse tipo de material. Nessa oficina apresentaremos dados expressivos dos impactos ambientais e na saúde das pessoas, além dos altos custos financeiros para produção e utilização desse material.
A oficina de confecção de copo de bambu trabalha o lado artístico dos participantes além de gerar um produto final que poderá ser utilizado como alternativa para o uso do copo de plástico. O copo de bambu também poderá ser decorado com a logomarca ou slogan da empresa e servir de brindes para clientes.

Metodologia: bate-papo de contextualização sobre o uso de copo de plástico descartável, seguido de produção do copo de bambu. Cada participante fará o seu copo.

Duração: 2 a 3 horas

Resultados Esperados: participantes bem informados sobre os malefícios do copo de plástico descartável, desenvolvimento da criatividade e incentivo para redução de uso de copo de plástico.

b) Oficina de confecção de produtos de limpeza

Produtos de limpeza possuem centenas de substâncias químicas com efeitos tóxicos.
Dentre os perigos que estamos sujeitos por causa de uma exposição prolongada a eles, estão: danos a funções neurológicas e prejuízos ao sistema respiratório.
O problema não acaba nas considerações sobre a saúde humana. O meio ambiente também pode ser prejudicado depois que a limpeza escoa pelo ralo. O descarte de fosfato contribui para a poluição da água e contamina lençóis freáticos, por exemplo.
Nessa oficina ensinamos como produzir produtos de limpeza com ingredientes naturais, utilizando álcool, bicarbonato, limão, ervas para garantir o cheirinho de limpeza, entre outros. Com essa alternativa pretende-se ganhar em economia, qualidade de vida e cuidado com o meio ambiente.

Metodologia: bate-papo de contextualização sobre o uso de produtos de limpeza industriais, seguido de produção de produtos de limpeza naturais.

Duração: 2 a 3 horas

Resultados Esperados: participantes bem informados sobre os malefícios do uso de produtos de limpeza industriais , capacitação para produção e produtos de limpeza naturais.

c) Oficina de Filtro Ecológico

Você sabia que o planeta terra e o ser humano tem a mesma quantidade proporcional de água, ou seja, 70%? Porém somente 3% de toda água existente em nosso planeta é própria para consumo.
Essa oficina tem como objetivo trazer reflexão sobre nossa relação com a água e mostrar que existem alternativas sustentáveis para seu cuidado e consumo.
O filtro ecológico caseiro feito de garrafa pet é uma alternativa sustentável e simplificada para limpeza da água.

Metodologia: bate papo de contextualização sobre cenário da água em nosso planeta e passo a passo da montagem do filtro. Dicas sobre consumo consciente da água e opções para sua reutilização.

Duração: 2 horas

Resultados Esperados: sensibilização e reflexão para a relação entre nós e a água e sua importância para manutenção da vida em nosso planeta!

d) Oficina de Horta Caseira

Horta é essencial para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Ela é importante sob o ponto de vista nutricional, como forma de terapia ocupacional, na qualificação do hábito de consumo das pessoas, na economia das famílias e até na manutenção e/ou melhoria da saúde e prevenção de doenças.
A Oficina de Horta Caseira apresenta aos participantes inúmeras possibilidades de criar a sua própria horta em pequenos espaços podendo utilizar materiais descartados, tais como: caixotes, garrafas pet, pneus, canos, entre outros.

Metodologia: apresentação de passo-a-passo de como fazer a horta e realização de plantio em conjunto. Cada participante leva para casa o seu vasinho.

Duração: 2 a 3 horas

Resultados Esperados: incentivo para o consumo de produtos orgânicos e criação de horta caseira, resgatando o contato do ser humano com a terra e a natureza.

e) Oficina de PANC´S

Panc´s são “Plantas Alimentícias Não Convencionais”. São espécies nativas, pouco usuais e até exóticas e silvestres com possibilidade de uso alimentício direto (na forma de fruto ou verdura) e indireto (amido, fécula ou óleo).

Metodologia: bate papo para apresentação e identificação das Pan c´s, suas propriedades, reconhecimento e degustação de algumas receitas, além de possíveis usos medicinais.

Duração: 2 a 3 horas

Resultados Esperados: resgate de conhecimento popular, incentivo a autonomia alimentar, convite para uma vida mais saudável e natural.

f) Oficina Leite Vegetal

Os leites vegetais são alimentos nutritivos, versáteis e saborosos. Podem ser usados puros ou somados a outras receitas. E você pode prepará-los com praticidade! Vem descobrir os diversos benefícios à saúde do leite vegetal, como utilizá-los na culinária e como incluir os leites vegetais no dia-a-dia de forma simples e econômica. Para todos os bolsos e paladares! Aprenda a ter autonomia na cozinha. Ah, os resíduos também podem render delícias!

Metodologia: bate papo descontraído sobre benefícios de uma dieta a base de leite vegetais. Demonstração da preparação das receitas e degustação dos leites vegetais.

Duração: 2 a 3 horas

Resultados Esperados: incentivo para a produção do próprio leite vegetal gerando economia, despertar da criatividade para receita, qualidade de vida e saúde. Autonomia com alimentação.